loader

Com cadeias superlotadas, presos de Londrina são transferidos para Foz do Iguaçu

  • Home    /
  •    Notícias    /
  • Com cadeias superlotadas, presos de Londrina são transferidos para Foz do Iguaçu
Com cadeias superlotadas, presos de Londrina são transferidos para Foz do Iguaçu

Coordenador da Polícia Penal de Londrina pediu transferência de 70 detentos.

Pasta afirma que remoções são 'corriqueiras'.

Penitenciária Estadual de Londrina 3, inaugurada em 2022 Reprodução/RPC A superlotação em unidades prisionais de Londrina, norte do Paraná, fez com que a Polícia Penal transferisse presos para cadeias de Foz do Iguaçu, no oeste do estado, a única região em que o número de vagas é maior do que o de detentos.

✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp ✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram As transferências de 70 presos foram solicitadas por meio de ofício assinado pelo coordenador regional da Polícia Penal de Londrina, Elcio Martins Basdão.

A regional tem a maior superlotação do estado, com 1.

890 presos acima do total de vagas disponíveis.

O g1 apurou que 35 foram encaminhados para Foz do Iguaçu no final de novembro, e o restante seria transferido no começo de dezembro.

No ofício, que foi obtido pelo g1, o coordenador justifica a necessidade de remanejar os detentos pela "situação de completa escassez" de vagas na regional de Londrina.

Basdão argumenta que "o atual cenário de superlotação pode comprometer o tratamento penal no que se refere a oferecer condições para uma harmônica reintegração social do condenado".

Leia também Esposa de Traiano pede exoneração de cargos que ocupava no Governo do Paraná IPVA 2024: Confira o calendário do imposto no Paraná e formas de pagamento Homem mantém filho em cárcere privado e é morto por guarda municipal em Sarandi O que diz a Polícia Penal Em nota, a Polícia Penal informou que os presos foram removidos para Foz porque a cidade "foi agraciada com a inauguração de duas unidades penais no último ano".

Segundo a pasta, transferências entre as regionais "são corriqueiras".

O g1 questionou se haverá novas remoções, mas a Polícia Penal disse que, "por questões de segurança", está impossibilitada em divulgar os possíveis remanejamentos.

Presídios superlotados no Paraná Dados da Polícia Penal mostram que a superlotação carcerária no Paraná dobrou em três anos, com 7.

336 presos a mais do que o sistema consegue suportar.

Entre 2021 e 2023, a quantidade de presos subiu, até o dia 12 de dezembro, de 27.

021 para 35.

834.

Enquanto isso, o número de vagas aumentou de 23.

380 para 28.

454.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública informou, em nota, que a construção de pelo menos três unidades em Ribeirão do Pinhal, Umuarama e Laranjeiras do Sul deve gerar mais de 2,3 mil vagas nos próximos dois anos.

Mais assistidos do g1 PR Leia mais em g1 Norte e Noroeste.


Publicada por: RBSYS

BAIXE NOSSO APP

Utilize nosso aplicativo para escutar LABOR FM direto de seu dispositivo movel.

img

Copyright © 2024 LABOR FM. Todos os direitos Reservados.