loader

VÍDEO: Tubarão criticamente ameaçado de extinção aparece morto em praia do ES

  • Home    /
  •    Notícias    /
  • VÍDEO: Tubarão criticamente ameaçado de extinção aparece morto em praia do ES
VÍDEO: Tubarão criticamente ameaçado de extinção aparece morto em praia do ES

Segundo moradores de Anchieta, no Sul do Espírito Santo, animal apareceu morto na rede de um pescador e depois foi levado para a areia.

Tubarão criticamente ameaçado de extinção é encontrado morto em praia do ES Um tubarão da espécie mangona apareceu morto na Praia de Parati, em Anchieta, no Sul do Espírito Santo, na manhã desta quinta-feira (14).

Um vídeo (veja acima) feito por moradores mostra o animal já morto na areia.

Biólogos apontam que se trata de uma espécie criticamente ameaçada de extinção.

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Telegram Ainda segundo informações de moradores, o tubarão teria aparecido já sem vida na rede de pesca.

A prefeitura da cidade disse que não foi acionada, mas quando teve conhecimento das imagens foi até a praia, mas não conseguiu encontrar o corpo do animal.

Segundo moradores, tubarão foi encontrado morto na rede de pesca em Anchieta, sul do Espírito Santo Reprodução/Redes sociais ???? Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp A prefeitura não soube informar também para onde o animal morto foi levado e o que foi feito com ele.

Nas redes sociais, publicou apenas uma nota técnica sobre o aparecimento do tubarão.

"O tubarão encontrado em Parati na manhã desta quinta-feira (14) é um Tubarão Mangona (Carcharias taurus), uma espécie criticamente ameaçada de extinção em todo o mundo, extremamente dócil e que não apresenta perigos para o ser humano.

O engenheiro de pesca, Mestre em Recursos Pesqueiros e Aquicultura e Doutor em Biologia Animal, Jones Santander Neto, coordenador do Laboratório de Dinâmica de Populações Marinhas do Espírito Santo (Dimar), junto da equipe de pesquisadores do laboratório, informou que essa é uma espécie de pouca incidência no litoral do Espírito Santo, porém raros aparecimentos destas espécies vêm ocorrendo ao longo do ano", disse a nota da prefeitura.

Segundo a prefeitura de Anchieta, animal é um Tubarão Mangona, espécie criticamente ameaçada de extinção Reprodução/Redes sociais De acordo com o biólogo especialista em peixes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), João Luiz Gasparini, o tubarão possivelmente era uma fêmea que poderia estar prenha, por causa do volume na barriga.

"Essa espécie é muito costeira, ocorre bem perto das praias e saídas de rio, e ela pega em rede.

Ele já foi frequente no estado, mas ele está desaparecendo em todo o litoral brasileiro.

Nos próximos 50 anos, acho que não vai ter no Brasil.

Ela (a espécie) era comum no Sul do país, mas ela já desapareceu", comentou o biólogo.

A prefeitura também disse que o animal encontrado demora para se reproduzir, e que a reprodução ocorre a cada dois anos, sendo gerados apenas dois novos filhotes.

Por isso também a condição de raridade do bicho.

VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo


Publicada por: RBSYS

BAIXE NOSSO APP

Utilize nosso aplicativo para escutar LABOR FM direto de seu dispositivo movel.

img

Copyright © 2024 LABOR FM. Todos os direitos Reservados.